“Olha, é um projeto de uma magnitude enorme, a Ponte de Salvador e Itaparica. É um projeto que a gente já debate nessa Casa há muito tempo e um projeto que hoje está numa fase avançada. Projeto que já é uma realidade. Então a criação dessa secretaria é a criação que o tema requer: uma secretaria para se tratar desse tema”, afirmou Ivana Bastos.
A deputada lembrou que a ALBA já adotou medidas semelhantes em outros momentos, como na época da Copa do Mundo de 2014. “Como vocês disseram aqui, teve o da Copa do Mundo e tudo, então é isso, é a Casa que aprovou esse projeto. Esse projeto foi discutido e eu tenho certeza que com a secretaria específica para se tratar da Ponte a gente vai poder ter mais celeridade e mais resposta ao que for necessário”, completou.
A proposta foi aprovada com voto contrário do deputado Hilton Coelho (PSOL) e da minoria da Casa. A Seponte funcionará de forma provisória, sendo responsável por coordenar o projeto até que a administração da estrutura seja transferida para uma parceria público-privada (PPP).
A criação da secretaria é considerada uma etapa estratégica pelo governo estadual para acelerar a execução da ponte, uma das maiores obras de infraestrutura da Bahia. O projeto tramitou em regime de urgência, aprovado no último dia 30 de setembro pelos parlamentares.