Sonhada desde o século XIX por integrantes da sociedade civil e por representantes do Poder Público, a Ponte Salvador-Itaparica já tem prazo para começar a ter sua construção iniciada. A previsão é que as obras comecem em junho de 2026, conforme cronograma apresentado pelo consórcio responsável.
A grandiosidade do projeto é o que mais chama a atenção. Os 12,4 km de extensão farão da Ponte Salvador-Itaparica, com sobras, a maior da América Latina. Será muito maior, por exemplo, que a Ponte Rio-Niterói, com seus 8,8 km de comprimento sobre a água
Os mastros principais, que sustentarão o vão central da ponte, terão 218 metros de altura: 3 vezes maior que o Elevador Lacerda (72 metros), 3,5 vezes maior que o Farol da Barra (62 metros) e 5,7 vezes maior que o Cristo Redentor (38 metros), no Rio de Janeiro.
A altura do vão central, estimada em 85 metros, é pensada para o tráfego marítimo dos próximos 50 anos, considerando os maiores navios do mundo, inclusive aqueles sem histórico de tráfego na Baía de Todos-os-Santos.
A pista da ponte será duplicada nos dois sentidos, contando ainda com uma faixa extra de acostamento, sem falar ainda da nova rodovia na Ilha de Itaparica, da duplicação da BA-001 e da construção, em Salvador, de dois novos túneis e quatro viadutos.
Responsável pela construção da ponte, o consórcio tem experiência em obras desse porte, tendo sido a construtora da maior ponte marítima do mundo, com 55 km entre Hong Kong, no meio do Oceano Pacífico, e Macau, no continente chinês.
Cronograma
Neste momento, as quatro empresas chinesas que formam o consórcio estão trabalhando no projeto básico, que tem previsão para ser concluído até dezembro de 2025, quando será iniciada a elaboração do projeto executivo.
O consórcio deve começar a mobilizar os canteiros de obras em fevereiro de 2026 e instalar uma plataforma provisória em maio, para finalmente dar início à construção em junho do mesmo ano.
A previsão é que as obras de construção da Ponte Salvador-Itaparica tenham cinco anos de duração, encerrando em junho de 2031, caso não haja nenhum grande imprevisto que paralise os trabalhos.
A concessão tem um prazo total de 35 anos, sendo um ano reservado para licenciamentos, estudos e elaboração de projetos; cinco anos de construção; e outros 29 anos para a operação de todo o Sistema Viário Salvador-Itaparica (ponte, nova rodovia, BA-001 duplicada, túneis e viadutos), com manutenção, intervenções e cobrança de pedágios.