A celebração pelos 202 anos da Independência da Bahia, ocorrida na quarta-feira (2), terminou sem registro de crimes graves contra a vida, segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Cerca de dois mil policiais militares, civis e bombeiros atuaram na operação de segurança ao longo do cortejo.
A SSP informou que 24 órgãos estaduais e municipais trabalharam de forma integrada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que monitorou o evento em tempo real. Câmeras de videomonitoramento, 49 delas com tecnologia de reconhecimento facial, foram utilizadas para auxiliar na identificação de ocorrências. Também foi empregada uma Plataforma de Observação Elevada (POE), que permitiu acionar rapidamente as patrulhas em caso de necessidade.
Ao longo do percurso, foram registrados 24 furtos e uma ocorrência de lesão corporal. Nenhuma prisão por reconhecimento facial foi informada.
A Ouvidoria da SSP também realizou uma pesquisa com o público presente. Entre os entrevistados, 96,3% afirmaram ter uma percepção positiva em relação à segurança durante o evento. Além disso, 96,9% aprovaram a atuação das forças estaduais.