Depois de três vitórias consecutivas, pela primeira vez na Série A do Brasileiro de 2023, contra Goiás, Internacional e Fortaleza, com nove gols marcados e dois sofridos, o Bahia, 13º com 34 pontos, abriu quatro de vantagem sobre o Vasco, 17º, o primeiro do Z-4, e virou a chave na disputa da Série A. Motivado, sob o comando do técnico Rogério Ceni, o Tricolor agora mira uma vaga na disputa da Copa Sul-Americana, competição internacional da Conmebol, em 2024.
“Foi um resultado muito importante. Agora é começar a pensar lá em cima e brigar por Sul-Americana”, declarou o atacante Ratão, autor do 2º gol na vitória de 2 a 0 sobre o Fortaleza, na entrevista na zona mista da Arena Fonte Nova.
Não, o Bahia ainda não exorcizou o fantasma do rebaixamento. Com 10 jogos a disputar, 30 pontos na mesa, tudo pode acontecer no disputado Campeonato Brasileiro, que até algumas rodadas atrás, tinha o Flamengo fora do G-6, e ontem, com a vitória de 1 a 0 contra o Flamengo, subiu para o 3º lugar, a nove pontos do líder Botafogo, que empatou em 1 a 1 com o Athlético do Paraná. Mas a 10 pontos do 6º colocado, o Grêmio, com 44, a Sul-Americana não é um sonho impossível para o Tricolor baiano, se mantiver a reação que vem na disputa da Série A, ressaltada pelo próprio técnico Rogério Ceni.
“Esse é o Bahia que o torcedor sonha”, disse o treinador, no final do jogo de sábado, na vitória de 2 a 0 sobre o forte time do Fortaleza. “Todo mundo saiu no limite, agora com construção, marcação, sem dúvida a gente pode entregar um pouco mais”, completou Ceni na coletiva após a partida. Mas o Bahia nem tem tempo para curtir sua sequência na Série A. Amanhã o Tricolor deixa Salvador com destino a Belo Horizonte, para um jogo de confronto direto, quarta-feira, contra o Cruzeiro. Os dois times têm 34 pontos, sendo que o mineiro vem motivado pela vitória expressiva no clássico de 1 a 0 sobre o Atlético, na Arena MRV.
A maior goleada da Série A, de 7 a 1 do Internacional sobre o Santos, no Beira Rio, marcou os jogos de domingo da 28ª rodada, que teve ainda: Flamengo 1 x 0 Vasco; Botafogo 1 x 1 Athlético/PR; Corinthians 1 x 1 América/MG; Bragantino 1 x 0 Fluminense, e Coritiba 0 x 2 Palmeiras.
Fonte: TRBN