O governador Jerônimo Rodrigues (PT) previu, ontem, em conversa com a imprensa, avanços significativos em relação ao fornecimento de câmeras de segurança no fardamento de policiais na Bahia. Na semana passada, no dia 6, a Advanta Sistema de Telecomunicações e Serviços de Informática venceu a licitação. Desta forma, após todos os trâmites burocráticos, a empresa terá 60 dias para fornecer as primeiras 1.100 câmeras, totalizando 3.300 em um ano.
“Nosso processo de licitação deu uma boa andada no processo de conclusão para a gente poder, em breve, já ter essas câmeras”, declarou Jerônimo Rodrigues. A fala do chefe do Executivo baiano foi feita durante a entrega de 19 viaturas e 46 escudos balísticos para a Polícia Civil. A cerimônia ocorreu no Complexo de Departamentos da Polícia Civil, no bairro de Itapuã. O investimento total é de R$ 3,8 milhões.
“Então, chegando essas câmeras, serão mais recursos que nós teremos de inteligência. Hoje, nós já chegamos a 1.215 prisões pelo reconhecimento facial, sem o uso de força, sem o uso de armas, mas, se a gente precisar dessas forças, nós utilizaremos para a gente não dar trégua ao crime organizado no estado da Bahia”, acrescentou Jerônimo Rodrigues.
Ainda sobre o processo de licitação, de acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a empresa Advanta Sistema de Telecomunicações e Serviços de Informática foi declarada vencedora após passar por análise de documentação e prova de conceito. O saque das câmeras na ata de registro de preço gerada a partir da licitação passará também por análise das Secretarias de Administração (Saeb) e da Fazenda (Sefaz).
A pasta estadual informou também que mais de R$ 23 milhões serão investidos no equipamento, que deverá captar, transmitir, armazenar, gerir, além de realizar a custódia de evidências digitais obtidas nas atividades e diligências. Antes da aprovação da Advanta Sistema de Telecomunicações e Serviços de Informática, quatro empresas foram desclassificadas durante o processo de licitação.
Em relação aos equipamentos entregues ontem em Itapuã, o governador baiano afirmou que parte das viaturas será destinada às Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deams). “São 20 viaturas. Hoje [ontem] são 19, mas ontem [segunda], em Feira de Santana, entregamos mais uma. Desse conjunto de 20 viaturas, existem viaturas que são dirigidas especificamente para a política de proteção à mulher, as Deams”, contou.
“Outra observação importante é que essa operação de entregas faz parte da rotina planejada pela Secretaria de Segurança Pública e pela Polícia Civil”, emendou Jerônimo Rodrigues.
Fonte: Tribuna da Bahia