O Ministério Público Federal (MPF) revelou, nesta segunda-feira (15), que instaurou inquéritos para avaliar três imóveis da capital baiana, localizados no centro da cidade e no Comércio. De acordo com o documento, revelado no Diário Oficial do órgão, os três imóveis estão com risco de desabamento.
Os imóveis investigados tratam-se da Secretaria das Prefeituras Bairro, localizado na Rua Chile, o casarão colonial localizado na Rua do Campo Santo, nº 30, e o imóvel localizado na Rua do Saldanha, nº 34.
Segundo o informe, a abertura do inquérito visa proteger o patrimônio tombado, visto que tratam-se de casarões coloniais. A investigação ainda visa buscar soluções para evitar o desabamento e garantir a preservação dos imóveis históricos, além de responsabilizar os culpados pela falta de manutenção dos imóveis. Os três inquéritos foram assinados pelo Procurador da República Fernando Zelado.
Essa não é a primeira vez que o MPF abre inquéritos para apurar descaso com imóveis históricos, localizados no centro da cidade. Em 18 de novembro, a procuradora da República Vanessa Cristina Gomes Previtera Vicente, determinou investigações sobre casarões abandonados que estavam sob risco de desabar. Dentre eles estava o Casarão Colonial do Convento Santa Clara do Desterro.
O MPF também investiga o prédio do antigo Cine Excelsior, que também apresentou riscos de desabamentos. O prédio é alvo de um projeto da Câmara de Salvador, para se tornar a nova sede do poder legislativo de Salvador.








