O Hospital Municipal do Homem (HMH), localizado no bairro de Monte Serrat, em Salvador, realiza nesta sexta-feira (16) uma nova etapa do mutirão de triagem para cirurgias eletivas. A ação disponibilizará 50 vagas destinadas a pacientes que já possuem indicação médica para procedimentos cirúrgicos e buscam agilizar o agendamento na rede pública.
Apesar do nome da unidade, o mutirão é inclusivo: podem participar homens e mulheres com idade entre 18 e 70 anos. O foco da triagem são procedimentos de média complexidade que possuem alta demanda na capital baiana.
Entre os procedimentos contemplados na triagem, estão histerectomia, cirurgia para a retirada de miomas uterinos; colecistectomia por vídeo, um procedimento para a remoção da vesícula biliar; e correção de hérnias, incluindo os tipos inguinais, umbilicais e epigástricas.
Orientações para o atendimento
O atendimento será realizado por ordem de chegada no antigo Hospital Sagrada Família (Rua Plínio de Lima, 1). Para garantir a fluidez do mutirão, os portões serão abertos mais cedo, com o início das avaliações médicas pontualmente às 7h.
Para ser atendido, o paciente deve apresentar obrigatoriamente um documento oficial com foto e Cartão do SUS, além de exames de imagem atualizados (ultrassonografia, tomografia ou ressonância magnética) que comprovem a necessidade da cirurgia, agilizando a liberação do procedimento.










