O bahia.ba teve acesso a documentos internos da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) e conseguiu verificar que a maioria dos trens do VLT de Salvador terá pintura base prateada, com faixas nas cores da bandeira do estado.
Apenas o primeiro trem a chegar terá várias cores — laranja, rosa, azul e verde —, com desenhos que homenageiam o Subúrbio Ferroviário de Salvador. O restante vai seguir o prata, azul, vermelho e branco que já estão nos trens do metrô da capital e também estarão nos vagões do VLT.
Neste momento, os 280 vagões do VLT, que farão a composição de 40 trens, estão passando por manutenção e pintura na fábrica da empresa espanhola CAF, em Hortolândia-SP. O primeiro trem, com várias cores, já está pronto e foi apresentado à imprensa no dia 10 de setembro.
A tendência é que o segundo trem, com base prata e faixas em azul, vermelho e branco, fique pronto em breve e seja enviado para Salvador junto ao primeiro, no dia 5 de dezembro. Os testes estão programados para iniciar cinco dias depois, 10 de dezembro.
O modal, já em construção pelo governo do estado, terá 40 km divididos nos seguintes trechos: do Comércio à Calçada; da Calçada à Ilha de São João; de Paripe a Águas Claras; e de Águas Claras a Piatã.
A expectativa é que um traçado inicial de 4 km, entre a Calçada e o Lobato, seja inaugurado até julho de 2026, operando de maneira assistida, gratuita, para a população.