O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), criticou nesta quinta-feira (31) o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), ao comentar a ausência de repasses do governo federal para a construção de creches na capital baiana. Segundo o gestor municipal, nenhuma das unidades inscritas pela prefeitura no Novo PAC foi selecionada no ano passado, e apenas uma pode ser contemplada neste ano, ainda sem confirmação oficial.
“Ano passado lançaram o PAC, nós escrevemos seis creches. Sabe quantas foram selecionadas? Nenhuma, zero. Enquanto eles não mandam dinheiro, eu estou entregando creche com o dinheiro de vocês”, disse o prefeito, durante a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil Anival Razoni Figueiredo, em Dom Avelar. “Esse ano nós escrevemos dez creches. Segundo o Thiago [secretário da Educação], apenas uma foi selecionada. Vamos ver se será mesmo.”
A declaração de Bruno Reis foi uma resposta ao ministro Rui Costa, que afirmou não ter tido o prazer de ver uma creche do governo federal construída em Salvador. Rui é o coordenador do Novo PAC, programa que inclui investimentos em educação, saúde, infraestrutura e habitação.
“Eu vi aí um ministro dizer que o sonho dele era ver uma creche construída com dinheiro do governo federal. E aí quer aparecer criticando os outros”, rebateu o prefeito.
Bruno Reis também comparou a atuação da prefeitura com a do governo federal em Salvador. Segundo ele, a gestão petista só passou a investir em educação na capital baiana recentemente, após recursos do Fundeb.
“Diferente deles, que estão no governo há 20 anos e só vieram fazer escolas em Salvador a partir do ano passado, no período de eleição, eu, só no meu primeiro mandato, vou entregar 52 novas escolas”, afirmou.
O prefeito ainda prometeu construir, com recursos próprios do município, as 16 creches que foram inscritas no Novo PAC nos últimos dois anos.