A nova titular da recém-criada Secretaria do Mar, Andréa Mendonça, destacou, nesta segunda-feira (10), os desafios e oportunidades que a pasta trará para Salvador. Em entrevista, ela ressaltou que o mar da capital baiana tem potencial para impulsionar cultura, turismo, esportes e desenvolvimento econômico.
“O mar de Salvador é um desafio, mas, principalmente, uma oportunidade. O que ele pode oferecer para a cidade é incrível: cultura, gastronomia, educação, indústria náutica. Com inovação, podemos trazer mais esportes, inclusive competições internacionais que geram muitos recursos”, afirmou a secretária.
Andréa explicou que a nova secretaria vai reunir projetos que, até então, estavam distribuídos em outras pastas. Entre as iniciativas, destacou a via náutica como um importante meio de transporte e anunciou novos projetos voltados ao turismo, como a exploração da arqueologia subaquática.
“Temos dezenas de galeões afundados, todos numerados e estudados para serem apresentados ao turista. A Baía de Todos-os-Santos tem águas mornas, um diferencial em relação a outros destinos no mundo”, acrescentou.
A nova secretária também pontuou que um dos focos iniciais de sua gestão será a segurança no mar, visando facilitar o trânsito de embarcações e a segurança dos frequentadores das praias.
Sobre a relação com o governo do estado, Andréa ressaltou que pretende manter diálogo aberto, especialmente em projetos como a ponte Salvador-Itaparica. “O Governo do Estado, com certeza, fará um grande diálogo conosco para desenvolver não só a ponte, mas também seu entorno, entrada e saída da cidade e os impactos ambientais.”
Nomeada pelo prefeito Bruno Reis, Andréa Mendonça já atuou na Secretaria de Cultura e Turismo e na Secretaria de Relações Internacionais. Segundo ela, essas experiências foram essenciais para perceber a necessidade de criar uma pasta exclusiva para gerir as questões ligadas ao mar.