A Bahia foi o destino mais procurado entre os estados brasileiros expositores na Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur). O evento foi encerrado neste domingo (28), na capital espanhola, após cinco dias de programação. No espaço Ifema circularam 250 mil pessoas, reunindo operadores e agentes de viagens e visitantes de diversas regiões do mundo.
A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) recebeu os participantes em seu estande, com baiana típica, fitinhas do Senhor do Bonfim e degustação de acarajé, cachaça, farofa especial e chocolate, além da experiência 3D (realidade virtual) sobre atrações de Salvador. O órgão divulgou as 13 zonas turísticas do estado, visando conquistar mais turistas estrangeiros.
O ministro brasileiro do Turismo, Celso Sabino, destacou a presença baiana na feira. “A Bahia é um dos principais atrativos do Brasil. O estado tem tudo que um país da Europa gostaria de ter, como belezas naturais incomparáveis, cultura diversificada e gastronomia única. Temos a parceria entre os governos federal e estadual, para que a Bahia ocupe o lugar que ela merece no cenário mundial”, pontuou.
“Obtive informações sobre o turismo na Bahia, em busca de destinos que oferecem experiências originais, com o objetivo de montar grupos de viajantes para esse lugar tão interessante do Brasil”, revelou a agente de viagens espanhola Deborah Mellado Murga.
Segundo a concierge baiana Rita Liliana, que trabalha em Madri, “quando a gente fala que é da Bahia, o espanhol quer logo saber detalhes sobre as nossas tradições, e os voos diretos Madri-Salvador facilitam muito o intercâmbio turístico entre as duas cidades“.
Durante a Fitur, a Setur-BA também manteve contatos com grupos hoteleiros, companhias aéreas e operadoras de viagens, como parte das ações de prospecção de novos voos internacionais e investimentos turísticos. No estande do Brasil, a secretaria fez uma apresentação sobre a infraestrutura e os atrativos oferecidos pela Bahia, que foi acompanhada por profissionais do setor e visitantes.
“Participar de um evento de tamanha magnitude, como a Fitur Madri, nos coloca no cenário global do turismo, com a perspectiva de atrair um número maior de visitantes internacionais para destinos baianos, uma das prioridades do nosso planejamento. Após o trabalho na Espanha, estaremos em Portugal para a BTL Lisboa, outra feira de alcance mundial”, explicou o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho.
Fonte: Bahia Notícias