A Prefeitura de Salvador abriu nesta sexta-feira (1º) a Festa de Santa Dulce dos Pobres com uma missa solene no Santuário Santa Dulce dos Pobres, no Largo de Roma. A celebração marca o início da trezena em homenagem à primeira santa nascida no Brasil e contará com procissões, quermesses e shows até o dia 13 de agosto.
Durante o evento, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) anunciou a desapropriação da casa onde Santa Dulce nasceu, no bairro do Barbalho, que será transformada em memorial. “Já desapropriamos a casa onde Santa Dulce nasceu e morava lá no Barbalho, que será mais um local para cultuar e celebrar a fé. Estamos elaborando o projeto e, junto com as Osid, vamos ter mais um ponto de visitação. Será mais um espaço onde estarão os pertences de Santa Dulce, além de uma série de artigos que possam retratar toda a história dela”, afirmou.
A cerimônia contou com a presença da vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos (PDT), e da superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), Maria Rita Pontes. Também foi inaugurada a requalificação da Praça Bom Viver, situada no Hospital Santo Antônio, dentro do complexo das Osid, com estrutura voltada ao atendimento de idosos, como pista removível, espaço multiuso e áreas de convivência.
“Iniciamos, hoje, os festejos para celebrar a nossa Santa Dulce dos Pobres, a primeira santa brasileira e, para o nosso orgulho, uma santa baiana. Teremos até o dia 13 uma vasta programação com celebrações diárias, procissões, encontros, apresentações musicais, celebrando este momento. Nesse período, vamos receber em nossa cidade milhares de fiéis e peregrinos que virão dos quatro cantos do Brasil”, disse Bruno Reis.
Ana Paula Matos destacou o impacto da festa para o turismo religioso na capital. “O desejo da Prefeitura e das Osid é que esta celebração cresça a cada ano, com atividades religiosas e culturais. Esperamos ainda mais participação dos peregrinos, dos fiéis, que virão dos quatro cantos da Bahia, do Brasil e até do mundo para celebrar e enaltecer a nossa Santa Dulce dos Pobres”, afirmou.
A programação completa do evento está disponível no site oficial das Osid e nas redes sociais das instituições. O ponto alto será em 13 de agosto, data litúrgica de Santa Dulce, com missas, shows e a tradicional procissão luminosa.