O Consórcio Macrodrenagem, formado pela empresas CBS Construtora Bahiana de Saneamento Ltda e Klao Engenharia), venceu a licitação para a execução de obras de macrodrenagem na rua Nilo Peçanha, na baixa do fiscal, no bairro do Uruguai, em Salvador. A proposta tem valor estimado em R$ 53.239.506,78.
O resultado foi divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE) na edição desta quinta-feira (10). O consórcio venceu a licitação com nota 9,82. A execução das obras vão ocorrer em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
A obra hidráulica será realizada em bacia urbana de 2,3 km vai abranger os bairros do Uruguai, Calçada, Lobato, Capelinha, São Caetano e Liberdade. De acordo com a Conder, a intervenção se faz necessária uma vez que o “processo de impermeabilização da bacia somado ao avanço desordenado sobre o leito do canal tem aumentado a frequência e extensão das áreas alagadas, ocupadas por um número crescente de residências”.
“A solução proposta para a macrodrenagem das regiões da Calçada e Alagados III, em Salvador, no trecho de 1.279 m, entre a Enseada dos Tainheiros, na comunidade de Alagados III, e a Feira do Curtume, na região da Calçada, compreende obras de dragagem na foz e de rebaixamento, alargamento e revestimento de calha, com trechos de substituição de canal existente e desapropriação de edificações posicionadas no entorno das obras hidráulicas propostas”, diz o órgão no termo de referência sobre a empreitada.
Prazos
A obra de macrodrenagem deve ser desenvolvida no prazo máximo de 18 meses. Dentro deste período, dois meses serão voltados para a elaboração e aprovação dos Projetos Executivos e os outros 16 meses para a execução das obras.